EXARTEC

O CD LUA NUA (maior sucesso ) de Anibal Werneck continua à venda pelo telefone 32-3444-1639 . Preço e como adquirir AQUI LOJA ANO RADIANTE 2012 . MÚSICAS DO ANIBAL EM SEU BLOG anibal werneck de freitas


Jacaió, apelido que Jairo Ferreira Machado deu ao pássaro jacamaralcyon tridactyla, o cuitelão, sobrevivente da nossa região da zona da mata de Minas Gerais . Ele é título do livro OS OLHOS DO JACAIÓ, mais um livro do Jairo, lançado em Recreio,Minas no dia 26 de julho/2013 e que se encontra à venda na LOJA ANO RADIANTE

EXARTEC - blog de O JORNAL DE RECREIO,Minas

Uma das funções deste blog EXARTEC : Para recordar de todas as Exposições Artísticas e Culturais de Recreio (EXARTEC) realizadas nas décadas de 70 e 80, no OLAVO BILAC, em Recreio, Minas e divulgar todos os artistas e motivadores de culturas de todo o universo. Só não entra quem não quer.

E V E N T O S


A arte e a cultura em discussão no II Forum Zap 123, em Cataguases-MG
Com uma programação extensa que inclui workshops, debates, intervenções urbanas, músicas, filmes, dança, livros, o II Forum Zap 123 que acontece entre os dias 23 a 27 de maio, em Cataguases, vai promover um encontro em torno das artes. E tudo é gratuito. No endereço www.forumzap123.blogspot.com.br  tem as informações detalhadas sobre o evento e como fazer para participar. O II Forum Zap 123 é uma realização  do Projeto Café com Pão Arte ConFusão e Cia Ormeo, apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho e o patrocínio da Energisa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A organização é da bailarina e coreógrafa Daniela Guimarães.




Saiba um pouco mais sobre o que será discutido durante o evento.

Mesas de Discussão

As mesas de discussão e debate acontecem no Centro Cultural Humberto Mauro (rua Cel. Vieira, 10-Centro), na parte da tarde e estão divididas em três temas:

.Experiências em Formação em Dança -  dia 23 de maio(quarta-feira)-14h às 16h

Essa mesa reúne reflexões/práticas em contextos de formação em dança onde o fazer artístico se torna fazer pedagógico.  Tem como eixos norteadores para a discussão a relação entre teoria e prática; relação entre os agentes do processo ; e relação entre os aspectos da prática artística e o ensino formal.

Participam  Angel Vianna (MG/RJ), Miriam Gaspar (RJ/MG), Fernanda Belivacqua (MG), Daniel Marques (RJ/BA), Beatriz Bento (MG). E tem como mediadora Rita Aquino.

Experiências de Improvisação em Cena – 24 de maio (quinta-feira)- 14h às 16h

Nessa mesa a discussão será em torno da improvisação como proposição cênica. As propostas de debates são dramaturgia em tempo presente, treinamento corporal cênico e  construção de linguagem e estética.

A mediadora desta mesa é Daniela Guimarães (MG/BA) e tem como participantes Camillo Vacalebre (IT), Jacyan Castilho (RJ/BA), Hugo Leonardo (BA), Diogo Granato (SP)

Experiências no Encontro entre as Artes – dia 25 de maio (sexta-feira)-14h às 16h

O debate será sobre obras/autores/movimentos estilísticos no encontro entre distintos campos da arte. Sistemas de  tradução entre linguagens artísticas; práticas transversais e  tentativas de integração; e objetos que emergem de interseções.

A mesa é composta por João Queiroz (RJ/MG), David Tygel (RJ) e Marcos Pimentel (MG) e tem Alexandre Molina (MG/BA) como mediador.

Conheça agora os participantes das Mesas de Discussão




 

  
Angel Vianna
Bailarina, coreografa e pesquisadora do movimento. Angel Vianna é percussora da dança contemporânea no Brasil. Recebeu várias homenagens, condecorações e premiações. Entre elas destacam-se o Prêmio Mambembe 1996 - Pelo total da Obra, a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, pela Presidência da República do Brasil (1999), o Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro (2000), o título de Doutora Notório Saber nas áreas de conscientização do movimento, cinesiologia e dança, reconhecendo a relevância de sua obra da Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é Fundadora, Mantenedora e Diretora do Núcleo Coreográfico Teatro do Movimento, Diretora da Faculdade da Faculdade Angel Vianna, Presidente do Instituto de Pesquisa Arte Corpo e Educação Angel Vianna, Diretor e Mantenedor da Escola Angel Vianna e Secretária de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança
Daniel Marques
 É diretor teatral e professor de Interpretação. Desde 2005 leciona na Escola de Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA, sendo orientador de Mestrado e de Doutorado. Cursou Graduação, Mestrado e Doutorado em Teatro na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Suas pesquisas estão relacionadas a tipos cômicos, circo-teatro e teatro e cultura popular. Atualmente, é diretor da Escola de Teatro da UFBA.
Camillo Vacalebre
Professor da Técnica Alexander, diplomado pelo Alexander Techniek Centrum Amsterdã-ATCA e membro da Associação Brasileira da Técnica Alexander - ABTA . Coreógrafo, dançarino e professor de dança diplomado pelo CNDO/EDDC. Ministra cursos e workshops em instituições acadêmicas e particulares, escolas secundárias, cursos de formação de docentes, festivais e centros independentes na América Latina e na Europa.
Jacyan Castilho
Atriz formada pela UniRio, diretora teatral, bailarina formada pela Escola Angel Vianna. Prof. Adjunta da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde leciona nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, em disciplinas de Interpretação e Técnicas de Corpo para atores.
Hugo Leonardo
É dançarino do Grupo X de Improvisação em Dança e do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudivisual. Tem atuação destacada como performer, professor e promotor na comunidade de prática da dança de Contato Improvisação, sendo organizador do Festival EmComTato de Contato Improvisação de Salvador. É mestre em Dança e doutorando em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA.
Diogo Granato
É diretor e coreógrafo de seus trabalhos solos e do Silenciosas + GT`Aime, e intérprete criador da Cia Nova Dança 4. Faz parte do grupo Le Parkour Brasil e tem, em São Paulo, um estúdio de pesquisa, criação e aulas de dança, yoga, palhaço e parkour .
João Queiroz
É professor do Instituto de Artes e Design (IAD), da
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e editor do International
Journal of Signs and Semiotic Systems [www.igi-global.com/ijsss]. Seus
principais temas de pesquisa incluem "sistemas adaptativos complexos",
"intersemiose" e "tradução intersemiótica".
David Tygel
É fundador e integrante do grupo vocal Boca Livre como compositor tem diversas canções gravadas por importantes intérpretes da MPB e é também autor de trilhas sonoras para o Teatro e o Cinema. Com mais de trinta filmes musicados, nacional e internacionalmente, Tygel oferece ainda oficinas de criação e workshops para músicos e estudantes e profissionais em Cinema, Musica e Comunicação Social. É professor de Trilha Sonora no Cinema na PUC-Rio.
Marcos Pimentel
Documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha. Diretor de documentários que ganharam 78 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais em todos os cantos do mundo. Desde 2009, é professor do departamento de documentários do curso regular da EICTV – Cuba.
Alexandre Molina
Doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA, Mestre em Dança (2008) e Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2005) pelo PPGDança-UFBA, Licenciado em Educação Física pela UFU (2001). É pesquisador do Grupo de Estudos PROCEDA/UFBA. Atualmente é Diretor de Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia - FUNCEB; integrante do Coletivo Construções Compartilhadas (BA). Foi Coordenador de Dança da FUNCEB (2009-2011), atuou como professor e Coodenador do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível em Dança da Escola de Dança da FUNCEB (2008-2009) e foi professor substituto no curso de Licenciatura em Dança da Escola de Dança da UFBA (2005-2007). Professor de Dança e Educação Física na Educação Básica desde 1999. Atuou como professor no curso de Pedagogia e Normal Superior da Faculdade Católica de Uberlândia. Possui diferentes experiências artísticas em Dança, com destaque para os trabalhandos realizados com Fernanda Bevilaqua (MG), Wagner Schwartz (MG/SP/FRA) e Jorge Alencar, Lia Robatto, Eduardo Rosa, Rita Aquino e Líria Morays (BA).
Miriam Gaspar
Formada em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas – com Especialização em Clínica da Transversalidade em Instituições Públicas e Privadas pela Universidade Federal Fluminense. Atua como coordenadora pedagógica e professora de teatro e história da arte no Projeto Café Com Pão Arte ConFusão e como orientadora dramatúrgica na Cia Ormeo. Organiza oficinas de artes, literatura, leitura e dramatização em escolas e empresas.
Daniela Guimarães
Pesquisadora, Artista e Improvisadora. Mestre em Artes Cênicas e Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Formada em Teatro e Dança pela Fundação Clóvis Salgado Palácio das Artes (Belo Horizonte, MG). Bolsista 2008/09 pelo Pibic - UFBA, sob a orientação da Profa Dra Ivani Santana, na Pesquisa: Dança e as novas tecnologias. Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas (Salvador, BA). Colaboradora do Projeto Mapa D2 - Mapa e Programa de Artes em Dança Digital. Diretora da Cia Ormeo e Coordenadora Geral do Projeto Café com Pão Arte ConFusão (Cataguases, MG).
Forum Zap 123
Período: 23 a 27 de maio de 2012
Local: Centro Cultural Humberto Mauro (Rua Cel. Vieira, 10-Centro-Cataguases)
PINA – Ponto de Interação Nas Artes (Rua Cisneiros Guedes, 193 – Bairro Guanabara – Cataguases)
Horário: manhã e tarde Censura Livre Gratuito
Assessoria de Comunicação
Fernanda Brasileiro – fernanda.brasileiro@terra.com.br - 32-3421-4321 / 9977-1528




GIL FIOREZE EXPÔS NO CENTRO CULTURAL ARISTIDES DORIGO de 25.Nov.2011 a 31.jAN.2012 com obras de Arte Contemporânea, Sobre o artista AQUI EXARTEC


SHOWS-HOMENAGENS : MOSTRE AQUI


O Baile tinha o objetivo principal de  homenagear o recreiense Walber Lobo (percussão) mas o evento não aconteceu devido a morte do homenageado.




COISAS PARECIDAS COM EXARTEC e que continuam se mostrando por aí. Mostre seu evento aqui.
PROJETO ARTEVISÃO
Exposição do artista plástico Sérgio Sabo , de artistas plásticos e de estudantes de Recreio.No convite não aparecem os nomes dos outros artistas que participaram.
Promoção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Fundação Ormeu Junqueira Botelho (Cataguases), Cia Força e Luz Cataguases-Leopoldina, Secretaria de Cultura de Minas Gerais (Lei de Incentivo a Cultura de MG)e escolas participantes do Projeto Artevisão.
DIA 08/12.DEZ.2006, Centro de Cultura ESTAÇÃO RECREIO. (informante:OJR,M)
SOBRE SERGIO SABO INFORME AQUI

MOSTRE TAMBÉM SEUS SUCESSOS CULTURAIS
FORMATURA - UNIPAC : 2010
Solenidades:Culto Ecumênico 26.Jan.2011,20 h,Centro Cultural ESTAÇÃO RECREIO.
Colação de Grau 27.Jan.2011, 20 h,Social Country Clube de Recreio

Patronesse : Eliana Cerqueira de Oliveira Cardozo
Paraninfa : Maria Aparecida S. Mendes Almeida
Professora homenageada: Rosaide Maria Lacerda Lima

Corpo Docente: Maria Aparecida, Eduardo, Elda, Ena, Adriana, João Carlos, Norma, Padre Agnaldo, Elza, Sheyla, Rosaide, Selma. 

TURMA EDUARDO HENRIQUE AZEVEDO
ORADORA: Rosaide JURAMENTISTA:Sônia Márcia