EXARTEC

O CD LUA NUA (maior sucesso ) de Anibal Werneck continua à venda pelo telefone 32-3444-1639 . Preço e como adquirir AQUI LOJA ANO RADIANTE 2012 . MÚSICAS DO ANIBAL EM SEU BLOG anibal werneck de freitas


Jacaió, apelido que Jairo Ferreira Machado deu ao pássaro jacamaralcyon tridactyla, o cuitelão, sobrevivente da nossa região da zona da mata de Minas Gerais . Ele é título do livro OS OLHOS DO JACAIÓ, mais um livro do Jairo, lançado em Recreio,Minas no dia 26 de julho/2013 e que se encontra à venda na LOJA ANO RADIANTE

EXARTEC - blog de O JORNAL DE RECREIO,Minas

Uma das funções deste blog EXARTEC : Para recordar de todas as Exposições Artísticas e Culturais de Recreio (EXARTEC) realizadas nas décadas de 70 e 80, no OLAVO BILAC, em Recreio, Minas e divulgar todos os artistas e motivadores de culturas de todo o universo. Só não entra quem não quer.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O artista Ruy Sérgio Lacerda Germello

Ruy Germello 

Ruy Sérgio Lacerda Germello, filho de David Vieira Germelo (1919/1993) e Maria Aparecida Lacerda Germello, lembra que foi aos 17 anos de idade que começou a dedicar mais as atividades artísticas como colagens, poesias e filmagens em Super 8 (a coqueluche da época). Um dos fundadores da EXARTEC, na década de 70/80 teve também poesias selecionadas em Festivais de Recreio,Minas.

Revitalização do Mineiro Pau

No ano de 2001, Ruy Sérgio com os amigos Amerquinho (Américo Simão) , Wil Sérgio Brum e Beto , contribuíram para que uma das importantes expressões de nossa cultura, o Mineiro Pau, passasse por uma significativa mudança em seu vestuário e alegorias, com a confecção dos três tradicionais bonecos gigantes,  a Bahiana, Godofrredo e Miguelito mais a Mulinha e o Boi  e ainda um novo personagem gigantão, que recebeu o nome de Picareta por ter o nariz parecido com a ferramenta que lhe deu a denominação. Ainda houve o acréscimo , naquele ano, de mais uma atração, a Maria Fumaça, no tamanho de um verdadeiro Trem de Ferro , porém toda em madeira ,que pelas ruas da cidade, acompanhou o Mineiro Pau.O Trem era uma réplica da máquina vaporenta  ( da antiga Estrada de Ferro Leopoldina).Veja o Mineiro Pau na RADIANTE RECREIO AQUI http://radianterecreio.blogspot.com/2011/03/2-feira-de-carnaval-2011em-recreio.html

Miniaturas do Mineiro Pau

Por gostar tanto do nosso folclore , um dos projetos do artista hoje é apresentar os integrantes do Mineiro Pau em miniaturas feitas em durepox, em dois modelos de 14 a 16 centímetros e de 27 a 30 centímetros, cuja realização ainda se encontra em fase de trabalho.

Restauração de fotos antigas

Outra paixão do artista é restaurar fotos antigas, principalmente as da época da fotografia em preto e branco dos áureos tempos da ferrovia em Recreio,Minas. Hoje muitas fotos daqueles tempos que aparecem na internet e na imprensa local é vista em todo o seu explendor graças  à dedicação do Ruy. Ele também passa a foto original preto e branca para  coloridas, dando a cada detalhe a cor verdadeira correspondente.

Clip musical com música de Anibal

A produção de um clip com a música Mineiro Pau do compositor recreiense Anibal Werneck de Freitas é muito visitada e encontra-se em diversos sites e blogs. A filmagem, na época em super 8, mostra integrantes do grupo em desenhos criados pelo artista , uma aparição da Cachoeira ( cartão postal da cidade) e a desenvoltura dos integrantes , batedores de pau e acompanhamento musical, todos os quatro bonecos gigantes, mulinha , o boi e ainda a presença do público nas ruas da cidade. Veja na internet AQUI ANIBAL CANTA MINEIRO PAU

Quadrinhos e pinturas

O Ruy Germello dedica-se ainda a passar para os quadrinhos as crônicas e contos escritos pelo seu pai no semanário extinto O VERBO e a outras atividades como pintar a óleo em tela fotos do Recreio Antigo .

Levando o VERBO para a internet

E em breve, se tudo correr como ele espera, diversas edições do antigo semanário O VERBO  poderão ser vistas na internet graças ao trabaho que vem dedicando, trabalho esse, que em diversos momentos  é de difícil desempenho pois ele encontra algum espaço escrito e de imagens de clichês ( processo de reprodução da época ) sem visualização quando  a folha do jornal está com rasgados , faltando pedaço ou com buracos de traças, tendo que preencher nos vazios as letras e detalhes que faltam. ( Marco de Freitas )

Um comentário:

  1. Parabéns Ruy pelo belo trabalho! As fotos são realmente muito legais...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário: