EXARTEC

O CD LUA NUA (maior sucesso ) de Anibal Werneck continua à venda pelo telefone 32-3444-1639 . Preço e como adquirir AQUI LOJA ANO RADIANTE 2012 . MÚSICAS DO ANIBAL EM SEU BLOG anibal werneck de freitas


Jacaió, apelido que Jairo Ferreira Machado deu ao pássaro jacamaralcyon tridactyla, o cuitelão, sobrevivente da nossa região da zona da mata de Minas Gerais . Ele é título do livro OS OLHOS DO JACAIÓ, mais um livro do Jairo, lançado em Recreio,Minas no dia 26 de julho/2013 e que se encontra à venda na LOJA ANO RADIANTE

EXARTEC - blog de O JORNAL DE RECREIO,Minas

Uma das funções deste blog EXARTEC : Para recordar de todas as Exposições Artísticas e Culturais de Recreio (EXARTEC) realizadas nas décadas de 70 e 80, no OLAVO BILAC, em Recreio, Minas e divulgar todos os artistas e motivadores de culturas de todo o universo. Só não entra quem não quer.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Exposição de Ramal Ferroviário mostra importância da Ferrovia


 Recreio de Boa Memória

 

Mais um trabalho de Mestrado fala sobre a importância dos Ramais da Estrada de Ferro Leopoldina em tempos áureos da ferrovia na região. Recreio também é focalizado.
(Na foto, Camila Campos G. Brasil)
 

                        Em atenção ao pedido de nossa leitora Whitney Villas, registramos em nossa página o trabalho de Mestrado de Camila Campos Grossi Brasil ( e co-autores Angélica Moreira Costa e José Alberto Barroso Castanon ) com o título de “O (IN) ESQUECIDO RAMAL DA LEOPOLDINA : JUIZ DE FORA – FURTADO CAMPOS”. Camila é filha de Aristheu Brasil (in memorian) e Magaly M. C. Grossi Brasil. Seu avô Alírio Brasil dos Reis foi chefe de Estação Ferroviária e aposentou-se em Cantagalo.

                 O trabalho é rico em fotos da época, históricos, incluindo crônicas e mapas referentes aos período de 1881 a 1974.

                  O ramal em foco foi formado pela união de duas ferrovias ( Cia. Estrada de Ferro Juiz de Fora à Piau e a Cia. Estrada de Ferro Ramal do Rio Novo). A primeira, constituída em 1881, foi em 1888 unida ao Ramal de Rio Novo. A Cia. E. F. Ramal de Rio Novo, constituída em 1882 implantou o trecho entre Furtado de Campos e a cidade de Rio Novo. Em 1913, a Estrada de Ferro Leopoldina tornou-se proprietária do ramal que ligava Juiz de Fora a cidade de Rio Novo.

                   O último trem de passageiros que saiu da estação de Juiz de Fora foi em 31 de janeiro 1972 e em 8 de setembro de 1974, o ramal foi suprimido  pela RFFSA.

                   “O Ramal da Leopoldina encontra-se  desativado e os trilhos foram totalmente retirados”.

                     Camila Brasil é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora e faz Mestrado em Ambiente Construído na mesma instituição.

                      A exposição de sua pesquisa documental foi apresentada de 6 de julho até o dia 3 de agosto no Centro Cultural de Goianá.

                      A exposição é o estágio inicial de uma grande pesquisa em andamento sobre a Estrada de Ferro Leopoldina. A pesquisa visa estudas várias cidades, inclusive Recreio, até chegar a Porto Novo do Cunha, seu ponto de partida.

                       O objetivo é resguardar a memória do ramal e da Companhia Leopoldina devido à sua importância para o desenvolvimento de nossa região.

( texto:MAWF-OJR,M)

Trem de bauxita na estação ferroviária de Porto Novo do Cunha

Composição de vagões-hopper HAD carregados de bauxita diante do que resta da estação ferroviária de Porto Novo do Cunha (Além Paraíba, MG) em 25/mar/1995 . O trem seguirá para Três Rios, RJ, onde a carga passa para gôndolas de bitola larga. Há outra baldeação, desta vez para gôndolas de bitola métrica. (Pedro Rezende, CO-97)
Pesquise : http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_ramais_1/juizfora-efl.htm

http://vfco.brazilia.jor.br/ferrovias/EFL/Leopoldina.Memorias.shtml

3 comentários:

  1. Camila é bom termos conceitos sobre a historia da ferrovia no brasil e principalmente em nosso municipio(recreio),que por muito tempobalizou o nosso desenvolvimwento.gostaria de ter oportunidade de lançar em recreio um museu voltadopara este fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza um museu ajudaria no resgate da memória ferroviária. Parabéns pela iniciativa.

      Excluir
    2. O Museu já existe e suas peças estão no CENTRO CULTURAL ARISTIDES DORIGO (ESTAÇÃO FERROVIÁRIA) MAS NÃO ESTÁ ABERTO AO PÚBLICO, ALGUMAS PEÇAS ESTÃO EXPOSTAS NA SALA DE ESPETÁCULOS DO CENTRO. UMA PENA O IMPASSE CRIADO POIS JÁ TENTEI FAZER REPORTAGEM A RESPEITO MAS OS ENVOLVIDOS NÃO ATENDEM A CHAMADA ...FALAREI NO ASSUNTO NA PRÓXIMA EDIÇÃO DE OJR,M .

      Excluir

Deixe seu comentário: